+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Anita Waingort Novinsky
PESQUISA FAZ ANÁLISE DIFERENCIADA SOBRE PADRE ANTÔNIO VIEIRA

Ciências Humanas; História; História do Brasil.

PUBLICADO EM 24.05.2012
 
Sou Anita Novinsky, professora do departamento de história da Universidade de São Paulo. Minha pesquisa é intitulada “uma nova leitura sobre o padre Antônio Vieira”. Esse projeto tem como objetivo estudar o pensamento heterodoxo deste jesuíta, orador e escritor barroco, que viveu no Brasil e Portugal, no século XVII. Analisei profundamente a obra de Vieira e cheguei à conclusão que ele foi obrigado a dissimular suas idéias, usando uma linguagem hermética, pois vivendo sob um regime totalitário,a livre circulação de idéias era proibida. Para entender Vieira é preciso ler seus escritos nas entrelinhas. Vieira pode ser considerado o pioneiro do sionismo político. O padre Antônio Vieira é tão avançado em suas ideias, que chega a tirar de Deus a promessa divina do retorno dos judeus á sua pátria, para colocá-la como um problema de justiça social. Seu grande sonho foi a reconciliação dos judeus com os cristãos.
Podcast produzido por Lydia Rodrigues
Anita possui graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo , especialização em O Racismo no Mundo Ibérico pela École des Hautes Études en Sciences Sociales , especialização em Psicologia pela Universidade de São Paulo , doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado pela Universidade de Paris I . Atualmente é Livre Docente da Universidade de São Paulo e Consultora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.