+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Alberto Carvalho Peret
PROJETO ANALISA ICTIOFAUNA DO RIO PARANAÍBA

Ciências Biológicas; Ecologia; Ecologia Aplicada.

PUBLICADO EM 04.05.2012
 
Sou Alberto Carvalho Peret, professor do departamento de Hidrobiologia da Universidade Federal de São Carlos. Coordenei um grupo de pesquisa com o objetivo de caracterizar biologicamente a estrutura da ictiofauna da represa de cachoeira dourada no rio Paranaíba, localizada entre Goiás e Minas Gerais. Ictiofauna é o conjunto de espécies de peixes de uma região. Para isso, inventariamos o zooplâncton, o fitoplâncton, os moluscos e as plantas aquáticas, juntamente com os nutrientes do ciclo do nitrogênio, do fósforo e do enxofre. Relacionamos todas essas informações com as relações tróficas, ou seja, alimentares, entre as 34 espécies de peixes ali presentes. Constatamos que a estrutura trófica na região é estável e que as espécies introduzidas compartilham o mesmo ambiente das nativas. Determinamos a dinâmica do fluxo de bactérias coliformes que indicam a presença de poluentes de origem doméstica. E verificamos que a represa exerce um grande papel na diluição desses produtos. Foi identificada a presença da Thiara, um molusco introduzido no Brasil vetor de um verme parasita da classe Trematoda, que entra na circulação sanguínea do homem causando problemas de saúde muito importantes.
Podcast produzido por Lydia Rodrigues
Alberto Carvalho Peret é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro , Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos e Doutor em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos . Atualmente é professor credenciado nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Acre, Universidade Estadual de Mato Grosso. É professor adjunto IV da Universidade Federal de São Carlos.