+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Wanderley José de Melo
PESQUISA ESTUDA RECICLAGEM DE RESÍDUOS PELA APLICAÇÃO NO SOLO

Ciências Agrárias; Agronomia; Ciência do Solo.

PUBLICADO EM 19.04.2012
 
Na produção de bens e alimentos são gerados resíduos que devem ser descartados de modo econômico, sem colocar em risco o ambiente. Assim, a reciclagem de resíduos pela aplicação no solo é uma das alternativas que merece destaque. Minha pesquisa avalia a possibilidade de aplicar o lodo de esgoto na cultura do milho, porque este material é rico em matéria orgânica e nutrientes. Porém, o lodo de esgoto tem na sua composição metais pesados e outras substâncias perigosas. Na pesquisa, avaliamos os efeitos no nível de fertilidade nas propriedades físicas e biológicas do solo. Observamos, também, as propriedades bioquímicas referentes às atividades enzimáticas e o comportamento dos metais pesados no solo, na planta e nos grãos. Constatamos que esse resíduo substitui com vantagem a fertilização mineral. O milho não foi contaminado com metais pesados e o nível de metais no solo não foi considerado crítico. Sou Wanderley José de Melo, professor titular em biogeoquímica da Universidade Estadual Paulista.
Podcast produzido por Lydia Rodrigues
Wanderley José de Melo formou-se Engenheiro-Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. Realizou o curso de mestrado e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela mesma instituição. É professor assistente pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho aonde vem atuando até o momento. É líder do Grupo de Pesquisa “Uso de Resíduos na Agricultura” e participa dos Grupos de Pesquisa Métodos espectroscópicos em estudos ambientais e do Genplant - Grupo de Pesquisa em Nutrição de Plantas da UNESP.