+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Miguel Jafelicci Júnior
NANOTECNOLOGIA NO TRANSPORTE DE MEDICAMENTOS AUXILIA NO TRATAMENTO E DIAGNÓSTICO DE DOENÇAS

Ciências Biológicas; Biofísica; .:: Especialidades ::..

PUBLICADO EM 07.03.2012
 
Eu sou Miguel Jafelicci Junior, professor do Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Minha pesquisa mais recente envolve a fabricação de nanomateriais, ou seja, materiais de tamanho da ordem de 10 a -9 metro. O nosso objetivo é obter substâncias de tamanho tão pequeno quanto às células que circulam pelo sangue, para que carreguem medicamentos que serão liberados num lugar específico do organismo. Esses transportadores de medicamentos são sensíveis ao magnetismo, à temperatura e à luz. Diante desses estímulos eles podem sofrer alterações e liberar o medicamento em pequenas doses. A preparação das nanopartículas envolve processos como a decomposição de substâncias químicas em alta temperatura para a síntese das nanopartículas magnéticas. Os nanomateriais magnéticos desenvolvidos encontram aplicações biomédicas como a realização de imagens por ressonância magnética nuclear e o sistema de transporte e liberação controlada de drogas induzidos por campo magnético. Tais aplicações podem aumentar a eficiência de tratamentos de doenças como câncer e diabetes, utilizando doses menores de medicamentos. Além disso, o desenvolvimento dessas tecnologias pode permitir o diagnóstico precoce de doenças tais como os tumores malignos.
Podcast produzido por Lydia Rodrigues
Miguel é graduado em Química Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho , fez mestrado em Collloids And Surface Chemistry - University of Bristol e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,de Araraquara. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química de Colóides e de Interfaces, atuando principalmente nos seguintes temas: quimica de materiais, dispersões coloidais, materiais magnéticos e nanopartículas em sistemas auto-organizados, nanoestruturados e biomedicina.