+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Alberto Carlos Botazzo Delbem
ADIÇÃO DE FOSFATO TORNA ENXAGUATÓRIOS BUCAIS MAIS EFICIENTES

Ciências da Saúde; Odontologia; Odontopediatria.

PUBLICADO EM 18.01.2012
 
Meu nome é Alberto Carlos Botazzo Delbem, professor da faculdade de odontologia da Unesp de Araçatuba. Minha pesquisa mais recente tem o objetivo de tornar enxaguatórios bucais com baixa concentração de fluoreto mais eficientes, aumentando sua capacidade de reduzir a cárie e a erosão dentária. A proposta é desenvolver composições de enxaguatórios bucais com concentração de 100 ppm de fluoreto associadas a fosfatos para inibir a desmineralização do esmalte dentário. A perda de minerais é causada por ácidos produzidos pelas bactérias da boca, conhecida como cárie dentária. A desmineralização também pode decorrer pela ação de ácidos provenientes da ingestão de alimentos ácidos como suco de limão e refrigerantes ou ácidos estomacais, fenômeno conhecido como erosão dentária. No laboratório, simulamos essas situações com voluntários. Para aumentar o efeito protetor do enxaguatório com baixa concentração de fluoreto acrescentamos fosfatos à formulação. Diferentes concentrações de fosfatos foram adicionadas aos enxaguatórios até se obter um composto mais eficiente. A formulação desenvolvida com a adição de fosfato apresentou uma capacidade 40% maior de reduzir a cárie e a erosão dentária do que os enxaguatórios comercializados, mesmo estes tendo uma maior concentração de fluoreto. O produto desenvolvido tem aplicabilidade direta na indústria farmacêutica ou cosmética. A pesquisa durou cinco anos e contou com a colaboração da professora de bioquímica do campus de Araçatuba Kikue Takebayashi Sassaki.
Podcast produzido por Lydia Rodrigues
O pesquisador possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, especialização, mestrado e doutorado em Odontopediatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e aperfeicoamento em Ortodontia Preventiva e Interceptadora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua principalmente nos seguintes temas: Esmalte Dentário - bovino, Dose-resposta, dentifrícios, fluoreto, in vitro.