João Bosco Pesquero
Pesquisa estuda medicamento para auxiliar no tratamento da obesidade

Ciências Biológicas; Bioquímica; Biologia Molecular.

PUBLICADO EM 28.12.2011

A obesidade é um grave problema de saúde pública que provoca comorbidades como o diabetes e a hipertensão. Por isso, desenvolvo uma pesquisa que tem como objetivo aplicar um novo medicamento para inibir o receptor b1 de cininas no tratamento da obesidade. As cininas são peptídeos, são moléculas compostas por aminoácidos que são unidades que constituem as proteínas, enquanto o receptor b1 funciona como um sensor que recebe informações do meio externo e passa para o interior da célula. O estudo mostrou que animais que não possuem o gene do receptor b1 das cininas são resistentes à obesidade, mesmo quando ingerem uma dieta rica em gorduras. O resultado nos levou a pesquisar possíveis aplicações de drogas capazes de bloquear este receptor no tratamento da obesidade. Para isso, foram realizados experimentos com camundongos selvagens tratados com um bloqueador do receptor. Como resultado, constatamos que o animal que recebeu a droga ganhou menos peso que os demais. Desse modo, observamos a possível utilização dessas moléculas em tratamentos antiobesidade. Já foram publicados vários trabalhos na linha deste projeto com participação principal dos professores Ronaldo de Carvalho Araújo e Marcelo Alves da Silva Mori da Unifesp. A pesquisa durou 5 anos e teve também a contribuição do professor doutor Michael Bader, do instituto alemão Max Delbruck. Eu sou João Bosco Pesquero, professor do departamento de biofísica da Universidade Federal de São Paulo.
Podcast produzido por Lydia Rodrigues
João Bosco possui graduação em Quimica Bacharel pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade Federal de São Paulo e doutorado em Ciências Biológicas pela mesma universidade.Também possui pós-doutoramento em biologia molecular pela Universidade de Heidelberg e pelo Instituto Max-Delbrück para Medicina Molecular em Berlim, Alemanha. Atualmente é professor Livre-docente da Universidade Federal de São Paulo.