+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Denis Otavio Vieira de Andrade
Estudo contribui para a conservação da Jararaca- Ilhoa

Ciências Biológicas; Zoologia

PUBLICADO EM 23.11.2011
 
Sou Denis Otávio Vieira de Andrade, professor do Instituto de Biociência da Unesp de Rio Claro. Uma das pesquisas recentemente concluídas no meu laboratório foi realizada com a jararaca-ilhoa. Como essa serpente é um animal ectotérmico, ou seja,ela depende de fontes externas de calor para regular sua temperatura corpórea, nós investigamos a inter-relação entre este parâmetro e os fatores que poderiam afetá-lo. Como ,por exemplo, tamanho do animal, sexo, estágio reprodutivo, temperatura do ambiente, umidade relativa ; concomitantemente com todas as outras variáveis de interesse. Em termos gerais,o que nós constatamos foi que as jararacas ilhoas variam pouco sua temperatura em relação à temperatura ambiental, especialmente durante os meses mais quentes do ano. Já durante nas estações mais frias, elas investem um tempo maior na regulação da sua temperatura corpórea. A jararaca ilhoa é uma espécie encontrada unicamente em uma pequena ilha do litoral do estado de São Paulo ,a ilha da Queimada Grande, e por isso mesmo considerada criticamente ameaçada de extinção. Portanto, é necessário que dados básicos sobre a biologia desta espécie sejam investigados e disponibilizados para que tenhamos um conhecimento mais sólido sobre ela. É este conhecimento que irá permitir a avaliação dos riscos que esta espécie de serpente está sujeita e que vai orientar políticas voltadas para sua conservação.
Podcast produzido por Lydia Rodrigues
Denis possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho , mestrado e doutorado em Ciências Biológicas também pela Unesp . Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e membro do corpo editorial do periódico Journal of Comparative Physiology. B, Biochemical, Systemic, and Environmental Physiology.