Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira
Estudo propõe aproximação da ciência desenvolvida nos centros de pesquisa com a praticada na escola básica

Ciências Humanas; Educação; Ensino-Aprendizagem.

PUBLICADO EM 30.11.2011

Olá! Eu sou Maurício Pietrocola, professor e pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Minha pesquisa atual propõe estudar os limites e possibilidades de inovações nos currículos de física das escolas básicas. A ideia principal é introduzir teorias modernas no ensino médio e, formar professores e multiplicadores para a rede estadual.O objetivo da pesquisa é atualizar os currículos de física por meio do ensino de conteúdos das teorias quântica, relatividade e física de partículas. Além da aproximação da ciência praticada na escola com a ciência desenvolvida nos centros de pesquisa. O projeto também busca ampliar o exercício da cidadania por meio da apreensão de conhecimentos científicos necessários para a interpretação do mundo moderno. Os resultados obtidos até o momentos permitiram interpretar a tendência tradicional adotada pela maioria dos professores de física como estratégias de minimização do "risco didático", ou seja, os professores de física preferem estratégias de ensino mais tradicionais, pois são aquelas nas quais têm maior domínio sobre os processos didáticos. Isto os impele a evitar estratégias de ensino inovadoras, tanto no sentido de novas metodologias de ensino como de novos conteúdos. Concluímos também que esse comportamento colabora para a perpetuação do sistema de ensino tradicional, que muitas vezes se distancia do projeto educacional contemporâneo.
Podcast produzido por Aline Pádua
Maurício Pietrocola Pinto de Oliveira é licenciado em Física pela Universidade de São Paulo , Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Física e Química) pela Universidade de São Paulo eDoutor em Epistemologie Et Histoire Des Sciences pela Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot". É professor TITULAR da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, membro correspondente internacional da equipe RESHEIS ( Recherches Epistémologiques et Historiques sur les Sciences Exactes et Instituitions scientifiques ). Pesquisas focalizadas em estratégias inovadoras no ensino de ciências e na formação de professores.