Lurdes Foresti de Almeida Toledo
Estudo contribui para a conservação de espécies de peixes

Ciências da Saúde

PUBLICADO EM 25.08.2011

Olá, eu sou Lurdes Foresti de Ameida Toledo, professora de biologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Minha pesquisa emprega análises citogenéticas e moleculares para o estudo de peixes da região neotropical. A análise da célula e da seqüência de DNA busca entender as relações biogeográficas e de parentesco entre espécies e populações. É realizada uma análise dos genes relacionados à determinação do sexo dos peixes e uma abordagem de sua localização. A observação inclui espécies que têm ampla distribuição nos rios das principais bacias hidrográficas do Estado de São Paulo e da América do Sul. Entre os peixes estudados estão o cascudo, o lambari e o peixe elétrico. A pesquisa também procura aumentar o conhecimento das espécies de peixes de nossa ictiofauna, muitas delas ameaçadas de extinção. Assim, a conservação dessas espécies é uma importante aplicação da pesquisa. Participam desse trabalho alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, que dão continuidade aos estudos nessa área pelo nosso grupo, iniciados nos anos 70. Colaborou para a pesquisa o profesor Fausto Foresti do Departamento de Morfologia da Unesp de Botucatu.
Podcast produzido por Lydia Rodrigues
Lurdes é graduada em História Natural pela Faculade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro. Obteve o título de doutor na Universidade de São Paulo e o de Livre-Docência no Instituto de Biociências pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Titular aposentada no Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo. Sua área de pesquisa é Biologia Geral, com ênfase em Citogenética e Evolução de Vertebrados, desenvolvendo projetos na área de Genética e Evolução de Peixes, enfocando principalmente as relações entre espécies e populações e a evolução cromossômica nesse grupo.