+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Heloísa de Araújo Duarte Valente
O FADO NO BRASIL: SUA MEMÓRIA E NOMADISMO

Lingüística, Letras; Artes; Música.

PUBLICADO EM 22.02.2012
 
Eu sou Heloísa de Araújo Duarte Valente, professora convidada e pesquisadora do departamento de música da Escola de Comunicação e Artes da Usp. A minha pesquisa atual chama “Trago o fado nos sentidos: memória e nomadismo na trajetória de uma canção nômade” e dá continuidade ao projeto “canção d’além mar”, estuda o nomadismo do fado no Brasil. O fado é um gênero musical lisboeta, geralmente canto solista, com acompanhamento de guitarra portuguesa e violão. Estudamos as relações entre brasileiros emigrantes em Portugal e portugueses imigrantes no Brasil. A pesquisa entre um repertório discográfico difundido em programas de rádio selecionados a ser analisado a partir de aspectos como as relações entre audiência e memória. Também observamos o impacto da permanência de fadistas portugueses no Brasil e a incorporação e criação de um fado brasileiro pelos portugueses. Uma outra parte da pesquisa estuda o fado como elemento constituinte das histórias de vida e do cotidiano do português emigrado no Brasil e nos luso-descendentes. Os depoimentos de ouvintes, radialistas e artistas auxiliaram na coleta de material para pesquisa para que possamos traçar um panorama do fado no Brasil e em Portugal. Entre os resultados da pesquisa destaca-se a criação de um banco de dados contendo a discografia mais representativa do fado.
Podcast produzido por Aline Pádua
É pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP), mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Graduou-se em Bacharelado em Regência e em Licenciatura em Educação Artística na USP.