+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Cecília Helena Lorenzini de Salles Oliveira
Independência, Revolução e Império nas obras de João Manuel Pereira da Silva de 1864 a 1878

Ciências Humanas; História; História do Brasil.

PUBLICADO EM 04.11.2011
 
Olá, sou Cecília Helena de Salles Oliveira, professora de história da Universidade de São Paulo e atualmente diretora do Museu Paulista. Minha pesquisa mais recente está voltada para o estudo das obras do historiador João Manuel Pereira da Silva. Além de historiador, Pereira da Silva atuou na política brasileira durante a segunda metade do século XIX, especialmente como deputado especialista em assuntos econômicos e financeiros. O estudo busca problematizar temas como independência, império e revolução. Para isso foi realizada a análise e a contextualização política e histórica dos livros que o autor publicou entre 1864 e 1878. Nessa análise, destaca-se a obra em sete volumes “A História da Fundação do Império Brasileiro”. O referencial teórico da pesquisa envolve reflexões de autores como François Hartog, Francisco Murari Pires e Carlos Alberto Vesentini. A pesquisa e seus resultados destinam-se à formação de pesquisadores e professores na área de história, voltando-se para graduandos e pós-graduandos.
Podcast produzido por Lydia Rodrigues
Cecília possui graduação em História pela Universidade de São Paulo, mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular no Museu Paulista da Universidade de São Paulo e professora do Programa de Pós-Graduação em História Social da USP. Desde fevereiro de 2008 ocupa a Direção do Museu Paulista. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: relações entre história e memória, história política, Independência, história do Império e escrita da História em Museus.