+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Edecio Cunha Neto
PESQUISA BUSCA DESENVOLVER VACINAS EFICIENTES CONTRA A AIDS

Ciências Biológicas; Imunologia; Imunologia Aplicada.

PUBLICADO EM 08.02.2012
 
Olá, eu sou Edecio Cunha Neto, professor da Universidade de São Paulo, pesquisador do Instituto do Coração. A minha pesquisa atual tem como objetivo desenvolver novas vacinas contra a aids, causada pelo vírus HIV. Como as vacinas testadas anteriormente não foram suficientemente eficazes, nós procuramos identificar lacunas nessas vacinas, para as quais podíamos propor soluções. Propomos que a resposta imune induzida pela vacina deveria atingir um maior número de partes do HIV, especialmente as partes conservadas, que não sofreram mutações. Além disso, a vacina deveria estimular a resposta imune das células do tipo T-CD4, que potenciam as respostas de células T-CD8. Desenvolvemos então uma nova vacina, cujos resultados foram apresentados em dois trabalhos. O primeiro, concluído por Susan Ribeiro, utilizou quatro tipos de camundongos diferentes, que serviram como modelo para a variação da genética humana. Já o segundo foi realizado em camundongos comuns pela pesquisadora Daniela Rosa. Embora a vacina tenha gerado respostas imunes características das vacinas protetoras, ainda não é possível afirmar se ela será eficaz. Novos testes serão realizados em macacos e em camundongos modificados com sistema imunológico semelhante ao humano. Os experimentos estão em andamento e espera-se que até o final de 2012 se confirme a existência de um efeito protetor.
Podcast produzido por Aline Pádua
Edecio Cunha Neto possui Graduado em Medicina pela Universidade de Brasília e é doutor em Ciências Imunológicas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor associado do departamento de Clínica Médica e Pesquisador do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.