+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Alexandre Pio Viana
PROJETO BUSCA MELHORAMENTO DO MARACUJAZEIRO AMARELO

Ciências Agrárias; Agronomia; Fitotecnia.

PUBLICADO EM 01.08.2012
 
Olá, sou Alexandre Pio Viana, professor e pesquisador do laboratório de Melhoramento Genético Vegetal da UENF, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Atualmente, participo de oito projetos de pesquisa. Uma delas recebe o título de “Melhoramento intrapopulacional do maracujazeiro amarelo”. O projeto visa dar continuidade ao programa de melhoramento já existente na UENF. Meu objetivo é melhorar uma população de maracujazeiro amarelo via aplicação do método da seleção recorrente, além de dar suporte ao desenvolvimento de uma área de pesquisa promissora tanto em termos de geração de conhecimentos básicos, auxiliando na qualificação de recursos humanos, quanto de resultados capazes de influenciar no processo de desenvolvimento regional. O melhoramento genético vegetal bem conduzido e direcionado colaborou para a evolução do agronegócio das frutas nos últimos anos nas regiões norte e noroeste do estado do Rio de Janeiro, sendo uma atividade promissora, seja pela movimentação de recursos financeiros ou da mão de obra. A pesquisa, já em andamento há seis anos, tem como resultado, além da publicação de artigos científicos, formação de um doutor, um mestre e dois estudantes de iniciação científica, o lançamento de população melhorada e com alta produtividade adaptada às condições edafoclimáticas da região norte fluminense.
Podcast produzido por Aline Camargo
Graduado em Agronomia pela Uniiversidade Federal de Viçosa, 1995. Mestre em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela mesma universidade em 1997. Doutor em Produção Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro,em 2001.