+ POR PALAVRA
+ POR ÁREA DO CONHECIMENTO
+ POR PESQUISADOR
+ POR INSTITUIÇÃO

Facebook
Untitled Document


Você pode ouvir os arquivos de áudio num pop-up clicando em "ouvir" ou salva-los no seu computador clicando com o botão direito em mp3 e escolhendo a opção "salvar como...".
 
Alcides de Amorim Ramos
Búfalos: uma alternativa viável e vantajosa

PUBLICADO EM 30.07.2008
 
Eu sou Alcides de Amorim Ramos, professor e pesquisador do Departamento de Produção e Exploração Animal da Unesp de Botucatu. Atuo na área de bovinocultura com especialidade em melhoramento genético, buscando as melhores técnicas de manejo e identificando os melhores animais por meio do seu valor genético, para maior produtividade, oferecendo mais vantagens para criadores e consumidores. Desde 1999, coordeno o Promebul, Projeto de Melhoramento Genético dos Bubalinos. Em muitos países, principalmente os da Ásia, como a Índia e o Paquistão, que têm pouco espaço geográfico, os búfalos têm uma importância vital, sendo responsáveis por mais de 65% do total da produção de leite. Por isso, iniciamos aqui em Botucatu uma criação de búfalos. Nosso objetivo é aprofundar o entendimento na criação desse animal, identificando os reprodutores cujos filhotes são altamente produtores. Para isso, registramos regularmente características como peso, produção de leite, alimentação e genealogia de todos os animais. O búfalo vem se mostrando como uma alternativa viável aos bovinos, com um alto valor social e econômico. Os animais produzem carne e leite de boa qualidade, além de apresentar maior resistência a doenças e longevidade. Atualmente, venho trabalhando também em um novo projeto, semelhante ao Promebul, o Projestruz. Detentor de uma das melhores carnes, plumas e de uma pele valiosa, o avestruz é, assim como o búfalo, um animal subutilizado no Brasil e com um grande potencial a ser explorado.
Podcast produzido por Aline Emi Naoe
É livre-docente na Unesp. Possui pós-doutorado pela Unesp, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela USP, especialização em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara e graduação em Ciências Agronômicas pela Unesp.